MENU

Grandezas elétricas – O que são e quais são elas!

Você sabe o que são grandezas elétricas e quais são elas? Sem dúvidas você já viu ou ouviu falar de uma dessas grandezas, mas não sabia. Se você não as conhece, pode ficar tranquilo! O Manual da Eletrônicas vai explicar o que são grandezas elétricas, mostrar quais são as principais grandezas elétricas e explicar cada uma delas.

O que são grandezas elétricas

Grandeza é tudo aquilo que pode ser mensurado, ou seja, que pode ser medido ou contado! As grandezas nos dão a possibilidade de obter características baseadas em informações numéricas e/ou geométricas, sendo que todas essas grandezas são padronizadas pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).

Todas as grandezas possuem uma unidade de medida padrão e o respectivo símbolo da unidade. Entre as diversas grandezas elétricas, podemos citar a tensão elétrica, corrente elétrica, resistência elétricas e potência elétrica, que serão estudadas a seguir.

Grandezas elétricas: Tensão elétrica

Podemos nos referir a tensão elétrica como a diferença de potencial ou ddp, além disso ela também é muito conhecida pelos mais leigos como voltagem. Isso é porque a unidade de medida da tensão elétrica é o volt (V).

A tensão elétrica nada mais é do que a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Ela é fornecida para um circuito através de uma fonte de tensão como por exemplo, pilha, bateria, fontes da rede elétrica ou qualquer outra coisa que seja capaz de gerar uma diferença de potencial (ddp).

Grandezas elétricas: Corrente elétrica

Assim como a tensão elétrica, é muito comum os mais leigos se referirem a corrente elétrica como amperagem, isso porque a unidade de medida da corrente elétrica é o ampére (A).

A corrente elétrica é definida como o fluxo ordenado dos elétrons em um condutor, que ocorre em função da tensão elétrica. Vale a pena destacar que podemos considerar o fluxo dos elétrons em dois sentidos, o real e o convencional.

O sentido real da corrente ocorre do ponto de menor potencial elétrico, para o ponto de maior potencial. Já o sentido convencional, considera que o fluxo da corrente elétrica ocorre do ponto de maior potencial elétrico, para o ponto de menor potencial. Para facilitar o entendimento, veja a imagem abaixo!

Qual é o sentido da corrente elétrica?

Sentindo real e sentido convencional da corrente elétrica!

Grandezas elétricas: Resistência elétrica

A resistência elétrica é uma propriedade presente em qualquer material! Ela é definida como uma oposição a passagem da corrente elétrica que um determinado material é capaz de oferecer, ou seja, a resistência elétrica é a grandeza responsável por limitar a corrente que passa pelo circuito.

A letra grega ômega (Ω) é usada para representar a resistência e a unidade de medida da resistência é o ohm.

Grandezas elétricas: Potência elétrica

Potência elétrica é basicamente a velocidade com que um determinado equipamento é capaz de converter a energia elétrica em trabalho.

No caso dos equipamentos elétricos, a potência indica qual a quantidade de energia elétrica que é transformada em outro tipo de energia por unidade de tempo. Podemos citar como exemplo o forno elétrico, que necessita de uma determinada quantidade de potência para gerar o trabalho, que neste caso é o aquecimento.

Vale a pena destacar que existem três tipos de potência elétrica que são, potência ativa, potência aparente e potência reativa. As respectivas unidades de medias destes três tipos de potência são:

O valor de cada uma delas varia em função do fator de potência da carga, onde o valor ideal do fator de potência é igual a 1.

Tensão elétrica, corrente elétrica, resistência elétrica e potência elétrica são as grandezas fundamentais na elétrica, sendo ensinadas em qualquer curso básico de elétrica. Essas quatro grandezas se relacionam facilmente através das leis de ohm, portanto , veja na imagem abaixo as principais fórmulas que envolvem essas grandezas elétricas.

Quais são as grandezas elétricas?

Principais fórmulas usadas para tensão, corrente, resistência e potência elétrica!

Outras grandezas elétricas

Além das grandezas elétricas básicas que foram citadas anteriormente, existem muitas outras grandezas elétricas que são de extrema importância e devem ser estudadas. Entre as diversas grandezas, podemos citar algumas que são  bem conhecidas, que são:

Para entender melhor essas quatro principais grandezas elétricas, abaixo tem o vídeo do canal Mundo da Elétrica, que explica detalhadamente cada uma dessas grandezas!

Caso tenha gostado de aprender sobre as grandezas elétricas, compartilhe para que mais pessoas possam aprender sobre elétrica e eletrônica! Se tiver ficado alguma dúvida ou curiosidade, deixe nos comentários que iremos responder.

Deixe um comentário