Diodo – O que é e qual a sua aplicação?

Escrito na categoria "Componentes eletrônicos" por Pedro Alves.

Você sabe o que é um diodo? Quais são as suas características e como funciona um diodo? O termo diodo pode parecer estranho, mas é bem provavelmente que você já tenha visto um diodo e não saiba disso!

O Manual da Eletrônica fez este artigo para te ajudar a identificar um diodo, explicando o que é diodo e as principais características do diodo, além de abordar as principais aplicações de um diodo e falar sobre os tipos de diodos. Então vamos lá!

Diodo: O que é?

Se você já viu algum painel de LED ou assiste vídeos em um monitor de LED, então você está literalmente vendo milhares de diodos. Cada uma daquelas pequenas luzes acesas nos eletrônicos que você tem em sua residência é um tipo de diodo, que é o diodo emissor de luz, popularmente conhecido como LED.

O diodo é um componente eletrônico semicondutor, que permite a condução da corrente elétrica somente em um único sentido. Através da simbologia do diodo é possível identificar a sua polaridade e o sentido da corrente elétrica, como está indicado na imagem a seguir:

O que é diodo e para que serve o diodo?

Simbologia e representação do diodo!

Ao observar o símbolo do diodo perceba que o triângulo forma uma seta, indicando a direção que a corrente elétrica flui, que vai do anodo para o catodo. Quando o diodo é polarizado de forma reversa ele oferece uma oposição a passagem da corrente elétrica, idealmente funcionado como um circuito aberto.

Diodo: Como funciona

Para entender melhor como funciona um diodo é possível fazer uma simples analogia com uma válvula hidráulica, pois ambos têm um comportamento relativamente parecido. A válvula permite que a água possa fluir apenas em um sentido, ou seja, é similar ao que o diodo faz com a corrente elétrica, que funcionam como uma via de mão única para a eletricidade. Abaixo tem uma imagem que exemplifica esta analogia com o diodo.

Diodo, tipos e aplicações.

Funcionamento de um diodo!

É importante destacar que a passagem da corrente elétrica no diodo respeita a sua polaridade, assim fazendo com que os elétrons se movimentem para uma única direção. Isso é possível porque o diodo é constituído por uma junção PN, que é a estrutura básica para os semicondutores.

Diodo: Características!

Os diodos são fabricados com um cristal semicondutor de silício ou germânio, com uma junção dividida em duas partes que possuem dopagens distintas e separadas por uma camada de depleção. Assim cada uma dessas duas regiões terá características relativamente diferentes, formando uma junção PN.

Diodo, tipos e aplicações.

Estrutura interna do diodo.

Como todos os componentes eletrônicos, o diodo não é um componente ideal, ou seja, ele possui limitações no seu funcionamento e possui um consumo de trabalho que é relativamente baixo, isto é, quando flui corrente através do diodo uma potência é dissipada em forma de calor. É possível perceber este consumo por causa da queda de tensão no diodo, que é aproximadamente 0.7V para diodos de silício e 0,3V para os diodos de germânio.

Além do material que o diodo é fabricado, a queda de tensão no diodo também pode variar em função de outras características como por exemplo, em relação a corrente que flui pelo componente, porque quanto maior for a corrente, maior será o aquecimento no diodo!

Diodos: Tipos e aplicações!

Devido às características do diodo ele se comporta como uma chave eletrônica. Assim ele pode ser usado para evitar correntes reversas em circuitos eletrônicos, como um diodo de roda livre.

Com o passar do tempo outras propriedades dos diodos foram descobertas e começaram a fabricar diodos específicos para funcionarem inversamente polarizados. Dessa forma surgiu o diodo Zener, que possui diversas aplicações tais como, circuitos reguladores de tensão, circuitos grampeadores e outras!

Entre as diversas características e aplicações dos diodos, podemos afirmar que uma delas é atuar como um retificador, convertendo tensão alternada em contínua. Além desses tipos de diodos que foram citados, podemos destacar o Diodo Emissor de Luz (LED), fotodiodo, diodo schottky, diodo túnel, diodo varicap e muito mais.

O que é diodo e para que serve o diodo?

Principais tipos de diodos.

Caso queira aprender mais sobre diodos e as suas características, abaixo tem um vídeo do canal Mundo da Elétrica, que mostra na prática como levantar a curva característica de um diodo. Vale a pena conferir!

Encerramos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas em relação aos diodos. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder.

Sobre o autor

Autor Pedro Alves

Pedro Alves atua na área de eletricidade desde 2014 quando cursou Eletromecânica no SENAI. Se tornou eletricista especializado em comandos elétricos e instalações elétricas prediais no ano de 2015. Também é Técnico em Eletrônica pelo CEFET-MG. Trabalha como eletricista autônomo há mais de 4 anos e tem vasta experiência como editor de conteúdo para artigos técnicos na empresa Mundo da Elétrica.

2 comentários para: “Diodo – O que é e qual a sua aplicação?”

  • Silas

    Muito bom o material, usamos diodos nas bancadas retificadoras de locomotivas que recebem Ac do gerador e converte em DC pra alimentar o circuito de propulsão.

    Gostaria que você trouxesse algum material falando sobre isso

    Responder
  • Inocente Ngwenya

    Muito interessante
    Sou novo no mundo da electrónica e a minha primeira aula foi sobre o Díodo e muita coisa descobri
    Nota 10

    Responder

Deixe um comentário