O que é corrente elétrica? Fórmulas e características!
É provável que você já ouviu falar em corrente elétrica, também conhecida popularmente como amperagem! Sem dúvidas essa é uma das grandezas elétricas mais conhecida e estudada, porém ainda existem muitas pessoas que têm dúvidas sobre este assunto. Pensando nisso, o Manual da Eletrônica criou este conteúdo que mostra com detalhes o que é corrente elétrica, quais são as suas características e fórmulas. Então, bora aprender eletrônica!
Leia também
O que é corrente elétrica
A corrente elétrica é uma grandeza física, definida como o movimento das cargas elétricas e que acontece no interior dos mais diversos materiais. Essas cargas são os elétrons, que se movimentam em função da aplicação de uma diferença de potencial elétrico neste material. De acordo com o sistema internacional de unidades, o ampere (A) é a unidade base usada para medir a intensidade da corrente elétrica.
Também é possível afirmar que a corrente elétrica permite conhecer qual é a quantidade de carga que atravessa a secção transversal de um condutor em um segundo. A carga elétrica é medida em A.s (amperes vezes segundos), que é chamada de coulomb (C).
Comportamento da corrente elétrica
Quando nos referimos ao comportamento da corrente elétrica, vale a pena destacar que é possível analisar de duas maneiras, que é no sentido real e no sentido convencional da corrente elétrica. Além disso, também existem dois tipos de corrente elétrica, que é a corrente contínua e a corrente alternada. Se você não conhece esses detalhes, fique tranquilo porque agora vamos explicar cada um deles!
Sentido real e convencional da corrente elétrica
A corrente elétrica é composta por elétrons, que são cargas negativas. Portanto, seguindo o sentido real da corrente elétrica, ela sempre fluirá na direção do polo de menor potencial elétrico para o polo de maior potencial elétrico.
Para quem trabalha com análises de circuitos elétricos, o sentido real não é uma opção muito indicada, por isso é usado o sentido convencional. Esse método é utilizado para facilitar as análises de circuitos e simplificar o entendimento do comportamento dos componentes do circuito. Portanto, no sentido convencional da corrente elétrica é como se a corrente estivesse saindo do maior potencial elétrico e indo para o ponto de menor potencial elétrico.
Corrente Contínua (CC) e Corrente Alternada (CA)
É importante destacar que existem dois tipos de corrente elétrica, que são a corrente elétrica contínua e a corrente elétrica alternada! Ambos os tipos de corrente elétrica se referem a movimentação das cargas elétricas, porém elas se comportam de maneiras diferentes, como iremos ver a seguir.
Corrente elétrica contínua
A corrente contínua pode ser representada pelas siglas CC ou DC, que vem do inglês e significa Direct Current. Ela é a corrente em que os elétrons são forçados a se deslocarem em uma única direção. Isso significa que na corrente contínua não há mudança de polaridade ao longo do tempo, ou seja, ela é sempre positiva ou negativa durante todo o período!
Corrente elétrica alternada
Já a corrente elétrica alternada pode ser representada pelas siglas CA ou AC, que vem do inglês e significa Alternating Current. Neste tipo de corrente elétrica, os elétrons se movimentam em sentidos inversos periodicamente. Isso significa que sempre existe uma mudança de polaridade ao longo do tempo, ou seja, a corrente elétrica sempre vai ser positiva ou negativa dentro deste intervalo de tempo.
A corrente elétrica alternada possui uma frequência de oscilação, ou seja, os elétrons no interior dos materiais condutores se movem em ambas as direções, alternando diversas vezes por segundo e a sua unidade de medida é o Hertz (Hz). Para você ter ideia, a energia que chega nas tomadas das residências do Brasil é de 60Hz.
Fórmulas da corrente elétrica
É possível calcular o valor da corrente elétrica através de várias formas, que vai depender das variáveis disponíveis. Por exemplo, uma maneira de saber o quão intenso é a corrente elétrica que circula por um condutor, podemos usar a equação que é dada pela quantidade de cargas elétricas pelo intervalo de tempo, como é apresentado na imagem abaixo.
Onde:
- I = Intensidade de corrente elétrica (C/s) – Ampere (A)
- Q = Carga elétrica – Coulomb (C)
- Δt = Intervalo de tempo – Segundos (s)
Também é possível encontrar o valor da corrente elétrica através de outras variáveis, como neste caso que é usado a lei de ohm, sendo necessário conhecer apenas os valores da tensão elétrica e da resistência elétrica. Veja na imagem a seguir.
Onde:
- I = Corrente elétrica – Ampere (A)
- V = Tensão elétrica – Volt (V)
- R = Resistência elétrica – Ohm (Ω)
Se você quer saber mais fórmulas e cálculos bem úteis para a eletrônica, estamos deixando este vídeo do canal Mundo da Elétrica, que apresenta dicas incríveis para cálculos de corrente e tensão elétrica.
Encerramos mais um conteúdo e esperamos ter contribuído para o seu conhecimento, se tiver ajudado, compartilhe para que mais pessoas possam aprender sobre eletrônica. E se também tiver alguma dúvida ou curiosidade, deixe nos comentários que vamos responder!
Sobre o autor
Pedro Alves atua na área de eletricidade desde 2014 quando cursou Eletromecânica no SENAI. Se tornou eletricista especializado em comandos elétricos e instalações elétricas prediais no ano de 2015. Também é Técnico em Eletrônica pelo CEFET-MG. Trabalha como eletricista autônomo há mais de 4 anos e tem vasta experiência como editor de conteúdo para artigos técnicos na empresa Mundo da Elétrica.
Veja também
Diodo zener – Funcionamento e aplicações
LDR – O que é e como funciona!
Indutor, o que é? Funcionamento, tipos e aplicações!
Grandezas elétricas – O que são e quais são elas!