Tensão elétrica – Definição e características!

Escrito na categoria "Circuitos elétricos" por Pedro Alves.

Provavelmente você já ouviu falar em tensão elétrica, conhecida popularmente como voltagem! Ela é sem dúvidas uma das grandezas elétricas mais conhecida e estudada, mas que muitas pessoas ainda têm dúvidas. Sendo assim, o Manual da Eletrônica explica com detalhes o que é tensão elétrica, quais são as suas características e cálculos. Então, bora aprender eletrônica!

O que é tensão elétrica

A tensão elétrica é uma grandeza física que representa a diferença de potencial elétrico entre dois pontos distintos. Por isso, a tensão elétrica também é muito conhecida como ddp, que significa diferença de potencial. Como a tensão elétrica é uma grandeza, é importante destacar que a sua unidade de medida é o Volt (V).

Essa diferença de potencial elétrico funciona como uma força que empurra os elétrons para uma direção, fazendo eles se moverem. Esse movimento forma um fluxo de elétrons, ou seja, uma corrente elétrica que começa a circular pelo circuito.

A tensão elétrica pode surgir a partir de qualquer fonte de tensão como por exemplo, pilhas, baterias, geradores ou painéis fotovoltaicos. Portanto, quando uma carga for conectada nesta fonte os elétrons vão fluir de um terminal para o outro, sendo que esse fluxo de elétrons vai depender da resistência elétrica de cada carga.

Comportamento da tensão elétrica no circuito

Para entender o comportamento da tensão, também é importante compreender o comportamento da corrente elétrica, que sempre irá fluir para um sentido, mas que depende da forma que está sendo analisada. Sendo assim, é preciso saber que existem tanto cargas positivas quanto cargas negativas, ou seja, as fontes de tensão também podem ter um polo negativo e outro positivo.

Os elétrons que compõe a corrente elétrica são cargas negativos, portanto, seguindo o sentido real da corrente elétrica, ela sempre fluirá do polo de menor potencial elétrico para o polo de maior potencial elétrico da fonte de tensão.

Qual o caminho real da corrente elétrica?

Sentido convencional e sentido real da corrente elétrica.

Entretanto, se você estiver trabalhando com circuitos elétricos, o sentido real não é interessante neste momento, e sim o sentido convencional. Tanto para elétrica quanto eletrônica, é considerado o sentido convencional da corrente, isto é, como se a corrente estivesse saindo do maior potencial elétrico e indo para o menor potencial fonte de tensão. Esse método é adotado para facilitar as análises de circuitos e o entendimento do comportamento dos componentes eletrônicos.

O que é tensão contínua e tensão alternada

A tensão elétrica pode ser tanto contínua quanto alternada! Isso significa que a tensão contínua não alterna a sua polaridade ao longo do tempo, ao contrário da tensão alternada, que sempre varia ao longo do tempo.

Veja as principais formas de onda dos sinais CC e CA!

Forma de onda da tensão contínua e da tensão alternada!

Com o intuito de facilitar o entendimento, lembre-se que a tensão alternada é aquela que encontramos nas tomadas das residências, enquanto a tensão contínua é aquela encontrada em pilhas e baterias por exemplo.

Tensão ou voltagem?

O termo voltagem não é tecnicamente correto, e ele é muito conhecido por causa do nome tensão elétrica, que vem do inglês e significa “voltage“. Pelo fato de a unidade de medida ser o Volt, as pessoas mais leigas preferem falar o termo voltagem, ao invés do termo correto que é tensão elétrica!

Outra curiosidade é em relação a corrente elétrica, que assim como a voltagem, é chamada de amperagem, que também não é o correto. Se você é um profissional da área, seja técnico ou engenheiro e têm como objetivo atuar na área, procure usar os termos corretamente.

Fórmulas de tensão elétrica

A tensão elétrica é uma grandeza que se relaciona com outras grandezas elétricas como por exemplo, corrente elétrica e resistência elétrica! Sendo assim, é possível relacionar a tensão elétrica com essas grandezas através da lei de Ohm.

Basicamente, a lei de Ohm afirma que a diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um circuito é igual ao produto da resistência total entre este dois pontos, e a corrente elétrica que flui entre esses dois pontos, ou seja, é a corrente elétrica multiplicada pela resistência elétrica, como mostra a fórmula abaixo.

Aprenda como calcular a tensão elétrica.

Fórmula da primeira lei de Ohm!

Onde:

Assim como é possível saber o valor da tensão a partir da Lei de Ohm, também podemos encontrar os valores da corrente elétrica ou a resistência de uma determinada carga, desde que os valores de duas das três grandezas sejam conhecidos.

Caso queira aprender um pouco mais sobre as leis de ohm, abaixo tem um vídeo do canal Mundo da Elétrica que explica detalhadamente a segunda lei de ohm, vale a pena assistir!

Estamos finalizando mais um conteúdo e esperamos ter contribuído para o seu conhecimento. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade, deixe nos comentários que iremos responder!

Sobre o autor

Autor Pedro Alves

Pedro Alves atua na área de eletricidade desde 2014 quando cursou Eletromecânica no SENAI. Se tornou eletricista especializado em comandos elétricos e instalações elétricas prediais no ano de 2015. Também é Técnico em Eletrônica pelo CEFET-MG. Trabalha como eletricista autônomo há mais de 4 anos e tem vasta experiência como editor de conteúdo para artigos técnicos na empresa Mundo da Elétrica.

Deixe um comentário