Existe uma enorme quantidade de componentes eletrônicos, cada um deles com as suas respectivas características e aplicações. Quando falamos em componentes eletrônicos os resistores são sem dúvidas um dos primeiros componentes que pensamos, devido às suas diversas aplicações, características e simplicidade.

O Manual da Eletrônica resolveu falar sobre os resistores, explicar o que são resistores, para que servem os resistores, como identificar a resistência de cada resistor elétrico, além explicar o que é associação de resistores.

Resistor: O que é?

Os resistores são componentes passivos que compõem os circuitos elétricos. A sua finalidade é basicamente limitar o fluxo de corrente elétrica em um determinado circuito, além de realizar a conversão de energia elétrica em energia térmica através do efeito joule.

Pelo fato dos resistores oferecerem uma resistência à passagem de corrente elétrica, a sua principal grandeza é a resistência elétrica, que possui a unidade de medida dada em ohm e o seu símbolo é o ômega (ꭥ).

Como funciona um resistor e para que serve?

O que são resistores e para que servem?

Resistor: Funcionamento e Características

Para facilitar o entendimento em relação ao funcionamento dos resistores, podemos fazer uma comparação com a água que passa por um cano. Na imagem a seguir é possível ver que o fluxo de água é uma analogia à corrente elétrica que flui em um circuito elétrico. Neste caso quando criamos uma resistência ao fluxo de água, a quantidade de água que passa pelo cano é menor.

Como funciona um resistor e para que serve?

Como o resistor limita a corrente elétrica?

O mesmo ocorre com a corrente elétrica, que por causa do resistor será limitada até um determinado valor, porque para reduzir o fluxo de corrente elétrica é necessário criar uma oposição a passagem dos elétrons.

Além de limitar a corrente elétrica os resistores também possuem mais uma função, que é alterar a diferença de potencial em uma determinada parte do circuito. Isso acontece porque ao passar corrente elétrica pelo resistor surge uma queda de tensão nele. Abaixo temos os símbolos que são usados para representar os resistores em um circuito elétrico.

Resistor, características e aplicações!

Principais simbologias de resistores

Resistor tem polaridade?

Uma dúvida muito comum em relação aos resistores, é se eles têm ou não polaridade. A resposta para essa pergunta é bem simples, pois o resistor não tem polo positivo ou polo negativo. Isto é, não há um lado certo ou uma polaridade determinada para que um resistor seja conectado em um circuito. Sendo assim, podemos inverter o resistor no circuito elétrico que a sua resistência elétrica continuará a mesma.

Resistores: Principais tipos

Existem basicamente dois tipos de resistores, os resistores fixos e os resistores variáveis. Os resistores fixos recebem este nome porque o valor da sua resistência é constante, sendo eles resistores axiais ou SMD. Ao contrário dos resistores fixos, os resistores variáveis são aqueles onde é possível mudar o valor da resistência, ou seja, não é um valor constante de resistência!

Existem muitos resistores que são ajustados através da movimentação mecânica, ou seja, são ajustados manualmente. Também têm outros tipos de resistores que a sua resistência muda em função de outras grandezas como por exemplo luz, temperatura e tensão elétrica. Como tipos de resistores variáveis podemos citar o trimpot, reostato, potenciômetro, LDR, varistor e termorresistor.

Resistor: Tabela de cores

É possível determinar o valor da resistência de um resistor basicamente de duas maneiras. A primeira é usando equipamentos que sejam capazes de medir a resistência, como o ohmímetro ou o multímetro.

Outra maneira de saber o valor da resistência de um resistor é através da faixa de cores no corpo do resistor comparando com uma tabela de cores que é padronizada. A função do código de cores para resistores é determinar o valor da sua resistência sem a necessidade de usar equipamentos de medição.

Resistor, características e aplicações!

Tabela de cores para resistores.

Como usar a tabela de cores?

Utilizar a tabela de cores dos resistores é muito simples! As duas primeiras faixas de cores no corpo do resistor representam os dois primeiros algarismos do valor da resistência, a terceira faixa indica a quantidade de zeros que compõem o valor da resistência, e a quarta faixa representa a tolerância ou incerteza da medida do valor do resistor. É importante destacar que se não houver a quarta faixa, a incerteza no valor da resistência do resistor será de 20%.

Associação de resistores

Os resistores podem ser organizados de três maneiras diferentes em um circuito elétrico, sendo que esta organização de posições dos resistores é classificada como associação de resistores. Utilizamos a associação de resistores para obter vários valores distintos de resistência elétrica para um determinado circuito. Como citamos anteriormente, existem três tipos de associação de resistores que são:

Associação em série:

É quando os resistores são conectados entre si com apenas um ponto em comum, passando a mesma corrente elétrica pelos resistores e a tensão elétrica se dividindo entre eles de acordo com o valor de cada resistência. Abaixo temos a fórmula usada para calcular a resistência equivalente de resistores associados em série.

Resistor, características e aplicações!

Fórmula de associação em série para resistores.

Associação em paralelo:

Nesta associação existem resistores interligados entre si com dois pontos em comum, com mesma tensão encontrada sobre os resistores e a corrente elétrica se divide entre os resistores de acordo com o valor de cada resistência. A seguir podemos observar as duas fórmulas utilizadas para calcular a resistência equivalente de resistores associados em paralelo.

Como funciona um resistor e para que serve?

Fórmula de associação em paralelo de resistores.

Associação mista:

Ocorre quando em um mesmo circuito elétrico existem resistores que estão associados tanto em série quanto em paralelo. Neste tipo de circuito cada análise é feita de forma diferente, sendo usada ambas as fórmulas de associação de resistores e outros métodos que forem necessários.

Para complementar este assunto sobre resistores, abaixo temos um vídeo do canal Mundo da Elétrica que explica o que são resistores e como fazer os cálculos de associação de resistores.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o tema, deixe nos comentários que iremos responder!

Um comentário para “Resistor, o que é e para que serve?”

  1. Amaral Eletrecista

    Duvidas sobre resistores

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)