O que é potência elétrica? Fórmulas e características!

Escrito na categoria "Circuitos elétricos" por Pedro Alves.

Provavelmente você já ouviu a palavra potência, como por exemplo, um chuveiro de alta potência ou amplificador de alta potência. Se você não sabe exatamente o que é potência elétrica, fique tranquilo! O Manual da Eletrônica explica o que é potência elétrica e as suas características, além de ensinar a calcular a potência elétrica. Então, bora aprender eletrônica!

O que é potência elétrica

A potência elétrica é uma grandeza elétrica, que pode ser definida, basicamente, como a quantidade de trabalho elétrico realizado por uma carga em um intervalo de tempo, ou seja, é a quantidade de energia elétrica consumida por uma carga durante um período.

A potência elétrica é basicamente a conversão de energia elétrica em outro tipo de energia. Por exemplo, no caso do chuveiro, quanto maior a potência, maior será a quantidade de calor gerado pela sua resistência para aquecer a água.

Um fato interessante é que o escocês James Watt foi o engenheiro mecânico responsável pelo desenvolvimento da máquina a vapor, e este equipamento contribuiu de forma significativa para a revolução Industrial. Então para homenageá-lo, a unidade de potência recebeu o nome de Watt, representado pela letra W.

Potência elétrica e o efeito Joule

Como dito anteriormente, quanto maior a potência elétrica maior será o aquecimento da resistência do chuveiro, e isso acontece justamente por causa do efeito joule. O resistor é um dispositivo elétrico que tem como característica transformar a energia elétrica em energia térmica, sempre que uma corrente elétrica passar por ele.

Este aquecimento é um fenômeno que se chama efeito Joule e neste caso podemos afirmar que o resistor dissipa energia elétrica em forma de calor, ou seja, o resistor consome determinada potência da fonte, e através deste efeito ele pode dissipar calor.

Tipos de potência elétrica

Antes de dar continuidade é importante destacar que, tanto a tensão elétrica quanto a corrente elétrica se comportam de maneiras diferentes nos circuitos CC e CA. Por isso, é correto afirmar que em sistemas de corrente alternada existem três tipos de potência elétrica que são a potência ativa, potência reativa e a potência aparente, sendo que:

Fórmula da potência elétrica

Neste artigo iremos ensinar a calcular a potência ativa, que é relativamente simples! Na imagem abaixo têm as fórmulas necessárias para encontrar a potência elétrica solicitada pelo circuito.

Como calcular potência elétrica.

Fórmulas de Potência Elétrica!

Onde:

Para facilitar o entendimento, vamos calcular a máxima potência dissipada por um resistor, onde a tensão de alimentação é de 12V e o maior valor de corrente que passa por ele é 1,5A. Neste caso é muito simples, basta substituir os valores na fórmula. Sendo assim, é só multiplicar o valor da tensão pela corrente elétrica, que resulta em 18W, assim como mostra a imagem a seguir.

Dicas de como calcular potência elétrica.

Passo a passo para a calcular potência elétrica.

Se você quer aprender mais sobre este assunto, estamos deixando um vídeo do canal Mundo da Elétrica, que explica detalhadamente o que é a potência elétrica. Vale a pena assistir!

E aí, gostou de aprender sobre potência elétrica? Se este conteúdo te ajudou, compartilhe para que mais pessoas possam aprender eletrônica. Se tiver ficado alguma dúvida ou curiosidade, deixe nos comentários que iremos responder!

Sobre o autor

Autor Pedro Alves

Pedro Alves atua na área de eletricidade desde 2014 quando cursou Eletromecânica no SENAI. Se tornou eletricista especializado em comandos elétricos e instalações elétricas prediais no ano de 2015. Também é Técnico em Eletrônica pelo CEFET-MG. Trabalha como eletricista autônomo há mais de 4 anos e tem vasta experiência como editor de conteúdo para artigos técnicos na empresa Mundo da Elétrica.

Deixe um comentário