Varistor – Para que serve e como funciona!

Escrito na categoria "Circuitos elétricos" por Pedro Alves.

Você sabe o que é um varistor e para ele serve? Este é um componente eletrônico muito usado em dispositivos e equipamentos eletroeletrônicos! Para que você entenda mais sobre o varistor, o Manual da Eletrônica fez este conteúdo que explica o que é um varistor e como ele funciona, além de ensinar a testar um varistor e conhecer melhor as suas características. Então, bora aprender eletrônica!

O que é um varistor?

O varistor é um componente eletrônico que também é conhecido como VDR, que é a sigla em inglês para Voltage Dependent Resistor, que traduzido significa resistor dependente de tensão, ou seja, ele é um tipo de resistor que varia a sua resistência de acordo com a diferença de potencial aplicada entre os seus terminais, sendo essa uma resistência não linear!

Entenda como funciona um varistor e como ele funciona.

Imagem com varistores e a sua simbologia!

Características do varistor

Para entender melhor essa característica do varistor, abaixo tem o gráfico de corrente em função da tensão, onde estão representadas as curvas do varistor, e de um resistor com resistência fixa. É possível observar que o resistor tem uma resposta linear de corrente com relação a tensão aplicada nele, porém com o varistor este comportamento não acontece.

Entenda como funciona um varistor e como ele funciona.

Gráfico de resposta da corrente em função da tensão, tanto para varistor quanto resistor fixo.

Um outro componente que apresenta uma característica semelhante ao varistor, é justamente o diodo zener! O varistor tem como sua principal característica oferecer uma alta resistência quando ele não está na sua tensão de operação, e oferecendo uma baixa resistência quando a sua tensão de operação é excedida.

Varistor tem polaridade?

Apesar do diodo zener apresentar algumas semelhanças com o varistor, é importante destacar que o diodo zener conduz praticamente em um único sentido. Enquanto isso, o varistor é um componente que consegue conduzir nos dois sentidos, ou seja, o varistor não tem polaridade!

Para que serve o varistor

Pelo fato do varistor conseguir reduzir a sua resistência ao receber uma alta diferença de potencial entre os seus terminais, isso faz com que ele seja muito usado para proteger aparelhos eletrônicos de uma eventual sobretensão.

Muitas fontes energia têm varistores instalados na sua entrada, justamente para protegê-lo dos picos de tensão, e por este motivo os varistores podem ser encontrados em diversos aparelhos, tais como:

Uma curiosidade sobre a aplicação do varistor, é que este componente eletrônico é o principal elemento de um dispositivo de segurança que se chama DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos). Caso você não saiba, o DPS é instalado no quadro de distribuição de circuitos de uma instalação elétrica, seja ela residencial, comercial ou industrial, sendo uma proteção fundamental contra descargas atmosféricas.

Como usar um varistor

Pelo fato do varistor ser muito usado na proteção contra sobretensão, ele geralmente é instalado em paralelo com a entrada do circuito a ser protegido. Dessa forma, o surto de tensão que iria para o circuito é desviado e retorna para a fonte de alimentação.

Quando o varistor desvia o surto de tensão, ele está na verdade provocando um curto-circuito! Sendo assim, fica bem claro que é essencial usar um elemento de proteção contra curto-circuito antes do varistor, que normalmente é um fusível.

Veja na imagem a seguir que o fusível está em série com o circuito, e logo em seguida é instalado o varistor. Perceba que o varistor fica depois da fonte de alimentação, porém entre o fusível e o circuito eletrônico.

Para que serve um varistor e como funciona um varistor!

Varistor sendo usado como proteção contra sobretensão.

Neste caso, o circuito-circuito provocado pelo varistor é na verdade um curto-circuito controlado! Isso acontece porque, assim que surge o curto-circuito, uma sobrecorrente acaba queimando o fusível e consequentemente interrompendo o fluxo da corrente elétrica.

Como testar varistor?

Para saber se o varistor está danificado ou não é muito simples, você vai precisar apenas de um multímetro para fazer o teste! Sabemos que a resistência do varistor é muito alta, e ela é baixa apenas quando a sua tensão nominal é excedida.

Vale a pena lembrar que o teste deve ser realizado com o varistor fora do circuito, pois se o teste for realizado com ele no circuito é provável que ocorra interferência dos outros componentes do circuito! Agora, você pode usar o multímetro na escala de continuidade e inserir as pontas de prova nos terminais do varistor.

Ao fazer este teste o multímetro não pode emitir nenhum som e deve apresentar uma resistência infinita, ou seja, neste caso o varistor não está queimado. Porém, se o multímetro emitir algum som ou apresentar uma baixa resistência, certamente o varistor está em curto-circuito e não poderá ser mais utilizado.

Anteriormente mencionamos algumas aplicações dos varistores, entre elas a do varistor dentro do DPS. Pensando nisso, estamos deixando este vídeo do Mundo da Elétrica que mostra como o varistor atua dentro do DPS e qual a sua importância para uma instalação elétrica.

Encerramos este assunto e esperamos ter ajudado a esclarecer todas as suas dúvidas relacionadas aos varistores. Caso tenha permanecido alguma dúvida ou curiosidade sobre o tema, deixe nos comentários que iremos responder. Se tiver gostado deste conteúdo, também nos ajude a compartilhar para que mais pessoas possam aprender eletrônica de uma maneira ainda mais simples e segura!

Sobre o autor

Autor Pedro Alves

Pedro Alves atua na área de eletricidade desde 2014 quando cursou Eletromecânica no SENAI. Se tornou eletricista especializado em comandos elétricos e instalações elétricas prediais no ano de 2015. Também é Técnico em Eletrônica pelo CEFET-MG. Trabalha como eletricista autônomo há mais de 4 anos e tem vasta experiência como editor de conteúdo para artigos técnicos na empresa Mundo da Elétrica.

Deixe um comentário