MENU

Lei de Ohm, definições e fórmulas!

Com certeza as leis de ohm estão entre as mais importantes e conhecidas na eletricidade. Se você não conhece a primeira lei de ohm e nem a segunda lei de ohm, o Manual da Eletrônica vai te ajudar! Entenda os conceitos das leis de ohm, as respectivas grandezas elétricas e as fórmulas da lei de ohm. Vamos lá!

Lei de ohm: O que é?

Existem duas leis de ohm, denominadas como primeira lei de ohm e segunda lei de ohm. Elas foram postuladas pelo físico alemão Georg Simon Ohm e foram propostas por volta de 1827. Para quem deseja estudar e entender os fenômenos relacionados a eletricidade as leis de ohm são fundamentais!

A primeira lei de Ohm relaciona duas grandezas elétricas com a resistência elétrica, sendo que essas grandezas são a tensão e corrente elétrica. Já a segunda lei de ohm se refere a resistividade e a área de um condutor.

Lei de ohm! Principais características e fórmulas!

Principais fórmulas para as lei de ohm

Antes de estudar mais a fundo a lei de ohm é preciso compreender as principais grandezas elétricas, tais como tensão, corrente, resistência e potência.

Lei de ohm: Utilização

A utilização da lei de ohm é muito ampla e possui diversas aplicações, dessa forma podemos citar algumas, tais como:

Grandezas elétricas: Tensão elétrica

Podemos nos referir a tensão elétrica como a diferença de potencial elétrico ou ddp, além disso ela também é muito conhecida pelos mais leigos como voltagem. Isso é porque a unidade de medida da tensão elétrica é o volt.

A tensão elétrica nada mais é do que a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, fornecida para um circuito através de uma fonte de tensão como por exemplo, pilha, bateria, fontes da rede elétrica ou qualquer outra coisa que seja capaz de gerar uma diferença de potencial (ddp).

Grandezas elétricas: Corrente elétrica

A corrente elétrica é definida como o fluxo ordenado dos elétrons, que se movem em um condutor, sendo ele sólido ou uma condução iônica. Assim como a tensão elétrica, é muito comum os mais leigos se referirem a corrente elétrica como amperagem, isso porque a unidade de medida da corrente elétrica é o ampère.

Grandezas elétricas: Resistência elétrica

A resistência elétrica é uma propriedade presente em qualquer material, ela é definida como uma oposição a passagem da corrente elétrica que um determinado material é capaz de oferecer, ou seja, a resistência elétrica é a grandeza responsável por limitar a corrente que passa pelo circuito.

A letra grega ômega é usada para representar a resistência e a sua unidade de medida da resistência é o ohm.

Primeira Lei de Ohm

Quando Georg estava estudando a tensão e a corrente elétrica ele percebeu uma terceira grandeza elétrica. Isso aconteceu porque sempre que ele dividia a tensão elétrica pela corrente, Georg encontrava uma relação entre as essas duas grandezas.

Portanto é correto afirmar que para um condutor mantido em temperatura constante, a razão entre a diferença de potencial entre dois pontos e a corrente elétrica é constante, sendo assim essa constante foi denominada como resistência elétrica.

Por causa dessa relação é possível determinar a equação matemática para a 1° lei de ohm, e trabalhando um pouco na álgebra desta equação é possível chegar a duas variações. Dessa forma podendo encontrar os valores de tensão, corrente e resistência, como mostra a imagem a seguir:

Lei de ohm! Principais características e fórmulas!

Fórmulas para a primeira lei de ohm!

Onde:

Segunda lei de Ohm

Como foi citado anteriormente, todo corpo percorrido por uma corrente elétrica oferece uma resistência elétrica, portanto é possível concluir que a resistência depende de fatores geométricos como por exemplo, área transversal do corpo e comprimento.

Além disso a resistência também depende de outra grandeza, que é a resistividade do material. Essa grandeza se relaciona apenas ao material pelo qual determinado corpo é formado.

Dessa forma a lei que relaciona a resistência elétrica, resistividade, comprimento e área transversal é conhecida como 2° lei de Ohm, como pode ser observada a sua fórmula na imagem abaixo:

O que é a lei de ohm? Definição e fórmula!

Fórmula para segunda lei de ohm!

Onde:

É importante destacar que para complementar os estudos referente às leis de ohm, é fundamental saber manipular e converter estas unidades de medidas para seus múltiplos e submúltiplos. Por isso estou deixado um vídeo do canal Mundo da Elétrica, onde explica passo a passo como manipular as unidades de medida da primeira lei de ohm.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e possa ter retirado todas as suas dúvidas sobre as leis de ohm. Portanto se tiver ficado alguma dúvida ou curiosidade é só deixar nos comentários que iremos responder!

Deixe um comentário