Entenda o que é internet das coisas!

Você já ouviu falar na internet das coisas? Este parece ser um termo novo, mas já é discutida há um bom tempo! O grande nome por trás da internet das coisas é o de Kevin Ashton, pois ele foi o primeiro especialista que começou a utilizar este termo.

Kevin Ashton há muitos anos escreveu um artigo falando sobre essa incrível tecnologia que iria mudar o mundo, onde os objetos serão conectados e passarão a realizar tarefas sem qualquer interferência dos seres humanos. Para você ter uma ideia da grandeza que é a internet das coisas, estima-se que em alguns anos haja aproximadamente 50 bilhões de dispositivos conectados, o que possibilitará incríveis experiências com toda essa tecnologia!

O que significa internet das coisas

Já deu para perceber que o termo internet das coisas está sendo cada vez mais mencionado, mas afinal, o que este termo significa? Para você que não sabe, o termo internet das coisas vem do inglês, que significa Internet of Things, também conhecido como IoT. O termo internet das coisas vem justamente dessa ideia de manter todas as “coisas” conectadas na internet, ou seja, tudo o que podemos ou não imaginar!

O que é Internet das coisas

A internet das coisas é basicamente uma extensão da internet atual, pois ela é uma enorme rede que conecta os dispositivos do seu dia a dia com você. Antigamente a televisão servia apenas para assistir programas e novelas, mas atualmente já podemos usar o celular e conectá-lo na TV. Sendo assim, podendo acessar as fotos do dispositivo, escutar músicas, ver vídeo ou até assistir séries e filmes em qualquer momento.

Entenda o que é internet das coisas!

Internet das coisas (IoT) e a internet industrial das coisas (IIoT).

A conexão com a rede mundial de computadores viabiliza controlar remotamente os objetos, além de permitir que os próprios objetos sejam acessados como provedores de serviços. Portanto, com a internet das coisas será possível que todas essas “coisas” ou objetos sejam capazes de realizar várias atividades sem qualquer interferência dos seres humanos.

Para você ter ideia do que estamos falando, imagine uma geladeira que envia mensagem para você, avisando que um determinado alimento está acabando, mas além disso ela manda uma mensagem para o seu nutricionista avisando sobre a sua alimentação de acordo com o que tem dentro da sua geladeira. Por causa dessa comunicação, é possível o nutricionista receitar uma dieta ainda mais adequada.

Aplicações para a internet das coisas

Além deste simples exemplo que acabamos de citar, as aplicações para a IoT são infinitas como por exemplo, contribuir com internet industrial das coisas (IIoT), cidades inteligentes, casas inteligentes, carros conectados e muito mais!

A IoT é tão incrível que as pessoas imaginam que este ainda é um futuro muito distante, mas não se engane! Os desafios impostos por essas novas aplicações estão sendo explorados, e dessa forma as soluções estão sendo propostas para que a IoT atenda as expectativas em um futuro muito próximo.

IoT e a tecnologia 5G

A internet das coisas já é realidade! E por causa da sua grandeza já é necessário uma conexão à internet ainda melhor e mais rápida. Por isso não há nada melhor do que a tecnologia 5G, que cria uma relação perfeita com a IoT.

A necessidade de tudo estar conectado em qualquer local e momento, torna essa tecnologia de alto nível uma grande aliada a IoT, o que proporciona grandes avanços para que a internet das coisas cresça cada vez mais.

IoT e os desafios com a segurança

Quando falamos da internet das coisas não tem como esquecer da segurança e privacidade, afinal este é um assunto que deve ser discutido com muito cuidado, além disso é natural surgirem dúvidas em relação ao tema.

Como exemplo de preocupação podemos citar uma casa que é completamente automatizada, assim ela possui câmeras por diversas áreas e tem vários objetos automatizados por toda a residência. Dessa forma, se um hacker invadir os sistemas conectados nesta casa, existe o risco de acesso a sua privacidade, podendo ver e ouvir o que é dito dentro da casa, além de ter acesso ao interior da residência.

Outro exemplo que parece simples ou inofensivo é o nível de segurança para os objetos relativamente simples como por exemplo, um relógio. Isso mesmo, você pode imaginar que não há nada demais, mas na verdade o relógio tem uma conexão com celular, que tem acesso aos dados bancários, empresa e até a sua casa, ou seja, está tudo interligado e exige um alto nível de seguranças em todas as etapas!

Essa insegurança é uma grande barreira para a IoT, mas tem como ser quebrada! Diversas pesquisas foram feitas e estima-se que os investimentos em segurança subiu aproximadamente 300% nos últimos anos. Além disso, ter antivírus, manter os aplicativos, programas e sistemas operacionais sempre atualizadas ainda é a melhor solução para contornar estes problemas.

Um mundo completamente conectado faz parte de grandes avanços, e assim como a indústria 4.0, IIoT, inteligência artificial e toda a evolução tecnológica, a preocupação com a segurança é e sempre será uma barreira, mas que não é uma barreira inquebrável!

Gostou deste assunto e quer continuar aprendendo mais? Abaixo estamos deixando este vídeo do Mundo da Elétrica, que ensina como controlar todas a sua casa apenas por comando de voz, vale a pena conferir!

Finalizamos mais um artigo e agradecemos pelo seu interesse em aprender com a gente, portanto, se tiver ficado alguma dúvida ou curiosidade deixe nos comentário que iremos responder. Também compartilhe este conteúdo para que mais pessoas possam aprender sobre eletrônica e tecnologias incríveis!

Deixe um comentário